Embora aplicado inicialmente à pintura, abrangia fenômeno bem mais amplo e complexo: batizava abertamente a inquietação (agitação) espiritual e a renovação cultural que se encontrava em marcha não só na Alemanha, mas também em toda a Europa. E passou, então, a ser aplicado também à literatura e às
Demais artes. Seus ideais não
ficaram completamente claros e definidos, mas sua conduta seguiu um alinha
lúcida e decidida, impulsionada por um núcleo central de aspirações e metas,
que permitiu reunir, nesse movimento autores e personalidades diferentes e
até divergentes. Os antecedentes do Expressionismo, nas artes plásticas, podem
se encontrados em Van Gogh: “Vejo expressão e até alma em toda a natureza”; na
nostalgia da arte primitiva de Gauguin; na escultura negra; e na obra
violenta e trágica do norueguês Edvard Munch. Mas foi
com o grupo da “Ponte” (“Brücke”), formado na Alemanha em1905, que a pintura expressionista começou a se impor.
Denominam-se genericamente expressionista
Os vários movimentos de vanguarda do fim do século
XIX e início do século XX que estavam mais interessados na interiorização da criação
artística do que em sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. O
Expressionismo não se confunde com o Realismo por não estar interessado na
idealização da realidade, mas em sua apreensão pelo sujeito. Guarda, porém, com
o movimento realista, semelhanças, como certa visão anti-"Romantismo"
do mundo.
CARACTERÍSTICAS
DAS PINTURAS
Como
o interesse do movimento é projetar uma reflexão subjetiva, é comum oretrato de seres humanos solitários e sofredores,
onde a intenção é de captar estadosmentais,
que podem ser vistos em vários quadros de personagens deformadas.Deforma-se
a figura, para ressaltar o sentimento
É a arte do instinto, trata-se de uma pintura
dramática, subjetiva, “expressando”sentimentos humanos. Utilizando cores
irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, aomedo, à solidão e à miséria humana.
Características
Grandes manchas de cor intensas e contrastantes,
aplicadas livremente sem respeito pelo
real;
Temas pesados com fortes
preocupações psicológicas (angústia, sofrimento, etc.);
Desenho simplificado;
Distorção intencional das
imagens com o objetivo de obter expressividade;
Predominância dos valores
emocionais sobre os intelectuais
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